
Um pouco sobre Sociedade em Rede
Para se ter um social e suas respectivas segmentações, você precisa estar conectado a uma determinada rede. Estás ciências estão conectadas a idéia de uma ciência pós-moderna com seu objetivo de estudar as relações e não fazer apenas o aprofundamento de partes isoladas.
O mundo em rede é complexo, por isso gera vidas e relações complexas. Para falar bem a verdade o máximo que conseguimos entender sobre rede é: “complexidade gera mais complexidade”.
M. Castells cita empresas que estão organizando-se a partir de diferentes formas de rede, estas estão em países como Japão, China e Coréia. Pessoas que trabalham nessas empresas são classificados hoje como “trabalhadores ativos em rede”, “passivos na rede” e os “desconectados”. E o tripé do sistema econômico global (produtividade, competitividade e lucratividade) depende de como as unidades econômicas estão conectadas nas redes da economia pós-moderna e de como elas administram a relação com os fluxos de informação.
A predominância dessas redes no mundo pós-moderno, está colocando em xeque categorias e conceitos, dentre os quais destaca-se o de individualismo e o de relações de poder. As dimensões básicas da vida como tempo e espaço estão desconstruídas, e a interação loca-regional-global expressa um mundo globalizado no qual, seguindo M Castells: “todos os processos se somam nun só processo, em tempo real no planeta”.
CIBERESPAÇO
Ciberespaço é um espaço da comunicação onde está descartada a presença do homem físico como fonte de relacionamentos, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
O principal ambiente do ciberespaço é a internet existem outras tecnologias que o homem pode usar como celulares, pagers, rádio-amadores.
A palavra ciberespaço é um termo muito comum na ficção cientifica. Este termo foi criado em 1984 por Willian Gibson, tal palavra foi usada em seu livro de ficção cientifica, NEUROMANCER, que trata de uma realidade que se constitui através da população de um conjunto de tecnologias, enraizadas na sociedade e que acaba por modificar estruturas e princípios desta e dos indivíduos que nela estão inseridos. Ciberespaço é definido como “espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores” (LÉVY, 1999 pág. 92). Trata-se então de um novo meio de comunicação estruturado.
Bom trabalho! Parabéns!
ResponderExcluir