sexta-feira, 30 de abril de 2010

Idéias contrárias e mesmo assim interligadas

Pierre Lévy em seu texto: “A revolução contemporânea em matéria de comunicação”, argumenta sobre as perspectiva histórica do desenvolvimento da internet. No texto fala-se que a evolução tecnológica contribui diretamente na diminuição de um espaço prático, sendo que o espaço geográfico continua o mesmo. Para o autor todas as evoluções tecnológicas como o telefone, a televisão, internet, facilitam a comunicação entre as pessoas, estas não necessitam mais de uma intermediação, podem fazer isso sem ajuda de mais ninguém.

Com idéias totalmente contrárias Dominique Wolton não nega que novas tecnologias são importantes, porém desilude todos que pensam que a internet pode um dia possibilitas conhecimentos sem intermediários. Este pensador defende uma visão mais humanista da comunicação e coloca o individuo acima de todas as tecnologias. Em sua visão Wolton vê a comunicação como um projeto cultural e político.

Duas idéias totalmente contrarias, porém corretas. Pierre tem razão ao falar que a tecnologia aproxima a comunicação das pessoas de uma forma indireta. Mas Wolton também esta correto ao dizer que a comunicação deve ser vista com um projeto cultural e político. Assim talvez, as duas idéias estejam interligadas entre si, a tecnologia poderá aproximar a cultura e política, como descreve Wolton, de todo o mundo de uma forma democrática, como explica Lévy.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Arius

Arius é um programa para computadores desenvolvido para quem trabalho com supermercados. Trabalha com automação comercial

Este programa está no mercado a mais de 30 anos sendo que a 5 anos desenvolve suportes online, chamado atualmente como help desk, que é onde o sistema responde as duvidas dos comerciantes através de um sistema remote que funciona toda vez que o servidor do help desk é acessado.

Este suporte é dado para todo o Brasil a partir de uma central na cidade de São Paulo – Capital. Em Campo Grande caso surja algum problema e ter que ir algum técnico na empresa, quem da suporte para tal é a Atemac.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ipad



Produzido pela empresa Apple Inc. o Ipad é mais uma invenção revolucionária. Lançado no dia 27 de janeiro de 2010 pelo presidente da companhia Steve Jobs, em um evento na cidade de São Francisco nos EUA. O produto une computador, videogame, tocador de música, e vídeo e leitor de livro digital. Amantes da tecnologia o chamam de “mágico” e “revolucionário”.

O aparelho chega as lojas nos Estados Unidos custando de US$ 500(versão mais barata, não conecta ao celular e possui 16 GB) a US$ 829( versão completa, com conexão na internet de 3G e 64 GB). O equipamento com menor custo já chegou as lojas, e a versão de 3G deverá chegar no próximo mês.

O Ipad pode ser usado por qualquer rede de telefonia GSM.

Com bateria que dura aproximadamente 10 horas de video, 1,27 centímetros de espessura e com tela de 9,7 centímetros esse produto revolucionará o mercado de eletroeletrônicos em todo o mundo.

FONTE:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/IPad

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sociedade em Rede e Ciberespaço


Um pouco sobre Sociedade em Rede

Para se ter um social e suas respectivas segmentações, você precisa estar conectado a uma determinada rede. Estás ciências estão conectadas a idéia de uma ciência pós-moderna com seu objetivo de estudar as relações e não fazer apenas o aprofundamento de partes isoladas.

O mundo em rede é complexo, por isso gera vidas e relações complexas. Para falar bem a verdade o máximo que conseguimos entender sobre rede é: “complexidade gera mais complexidade”.

M. Castells cita empresas que estão organizando-se a partir de diferentes formas de rede, estas estão em países como Japão, China e Coréia. Pessoas que trabalham nessas empresas são classificados hoje como “trabalhadores ativos em rede”, “passivos na rede” e os “desconectados”. E o tripé do sistema econômico global (produtividade, competitividade e lucratividade) depende de como as unidades econômicas estão conectadas nas redes da economia pós-moderna e de como elas administram a relação com os fluxos de informação.

A predominância dessas redes no mundo pós-moderno, está colocando em xeque categorias e conceitos, dentre os quais destaca-se o de individualismo e o de relações de poder. As dimensões básicas da vida como tempo e espaço estão desconstruídas, e a interação loca-regional-global expressa um mundo globalizado no qual, seguindo M Castells: “todos os processos se somam nun só processo, em tempo real no planeta”.

CIBERESPAÇO

Ciberespaço é um espaço da comunicação onde está descartada a presença do homem físico como fonte de relacionamentos, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.

O principal ambiente do ciberespaço é a internet existem outras tecnologias que o homem pode usar como celulares, pagers, rádio-amadores.

A palavra ciberespaço é um termo muito comum na ficção cientifica. Este termo foi criado em 1984 por Willian Gibson, tal palavra foi usada em seu livro de ficção cientifica, NEUROMANCER, que trata de uma realidade que se constitui através da população de um conjunto de tecnologias, enraizadas na sociedade e que acaba por modificar estruturas e princípios desta e dos indivíduos que nela estão inseridos. Ciberespaço é definido como “espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores” (LÉVY, 1999 pág. 92). Trata-se então de um novo meio de comunicação estruturado.


http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/sociedaderede.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespaço