segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ArphaNet

A internet usada por todos foi criada “sem querer”. Desenvolvida durante a Guerra Fria com o nome de ArphaNet, com a finalidade de manter a comunicação entre as bases militares dos EUA, mesmo se o Pentágono fosse atingido por ataques nucleares. Com o fim da Guerra Fria a ArphaNet tornou-se inútil para os militares, assim eles foram permitindo que cientistas e mais tarde universidades de todo o mundo usufruísse de tal conexão.

Nos anos 90 a ArphaNet deixou de existir, passando a então a ser Word Wide Web criada por Tim Berners-Lee, onde possibilitou a criação de novos sites visivelmente mais interessantes. Com todo esse avanço foram começados a criar os navegadores. Na mesma década a internet passou a ser usada por toda a população, sendo um acessório fundamental em empresas e casas de famílias.

Atualmente empresas se comunicam basicamente pela internet, onde podem fazer pagamentos de funcionários e se conectar com qualquer outra empresa do mundo. Os jovens usam muito para expandir seu circulo de amizade e também para fazerem pesquisas para escola/faculdade. Mas como tudo tem o lado ruim, todos devem cuidar muito com o que falam ou as senhas usadas em bancos online, pois com o avanço da tecnologia começou a ser criado hackers que podem se infiltrar no seu computador e “roubar” todos os seus dados.

A internet é usada hoje por aproximadamente 1,73 bilhões o que representa 25,6% da população mundial, na América Latina 175 milhões de pessoas usam tal acesso, sendo que 67,5 milhões são brasileiros. Mostrando assim que a internet é o maior meio de comunicação da pós-modernidade.

2 comentários:

  1. hey jú, faltou uma imagenzinha ai nao? heehhee
    a noicia está legal
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia,
    Parabéns pelo trabalho, seu texto ficou bem claro e objetivo, mas teve um pequeno lapso: a arpanet não se transformou em web, mas sim em internet. Por favor, confirma e corrija essas informações.
    Abs
    Prof. Inara

    ResponderExcluir