Pierre Lévy em seu texto: “A revolução contemporânea em matéria de comunicação”, argumenta sobre as perspectiva histórica do desenvolvimento da internet. No texto fala-se que a evolução tecnológica contribui diretamente na diminuição de um espaço prático, sendo que o espaço geográfico continua o mesmo. Para o autor todas as evoluções tecnológicas como o telefone, a televisão, internet, facilitam a comunicação entre as pessoas, estas não necessitam mais de uma intermediação, podem fazer isso sem ajuda de mais ninguém.
Com idéias totalmente contrárias Dominique Wolton não nega que novas tecnologias são importantes, porém desilude todos que pensam que a internet pode um dia possibilitas conhecimentos sem intermediários. Este pensador defende uma visão mais humanista da comunicação e coloca o individuo acima de todas as tecnologias. Em sua visão Wolton vê a comunicação como um projeto cultural e político.
Duas idéias totalmente contrarias, porém corretas. Pierre tem razão ao falar que a tecnologia aproxima a comunicação das pessoas de uma forma indireta. Mas Wolton também esta correto ao dizer que a comunicação deve ser vista com um projeto cultural e político. Assim talvez, as duas idéias estejam interligadas entre si, a tecnologia poderá aproximar a cultura e política, como descreve Wolton, de todo o mundo de uma forma democrática, como explica Lévy.